Voltando a escrever, mas com velhos escritos...

Ontem conversando com meu querido marido, achamos um texto que escrevi há tres anos. Confesso que nem me lembrava dele, mas quando reli pude perceber que Deus realmente falou comigo atraves dele. Fla sobre não colocarmos o peso e a responsabilidade total da obra em nossas costas. Somos humanos, e mais ainda, somos humanos e servos, escravos das graça de Cristo.
A CRISE DOS ELIAS DE DEUS


Todo homem, mesmo que tenha um chamado ministerial, seja ele pastoral, missionário, de evangelismo etc, não deixa de ser homem por conta disso, com sentimentos e emoções. O grande mal da igreja de hoje é achar que os líderes são pessoas especiais e imunes a problemas do coração, os chamados super-crentes. Assim, muitos deles acabam por afundar em melancolia, até mesmo depressão,entrando em verdadeiras cavernas de conflitos, porque se vêem incapazes de cumprir tal missão e ainda assim não poderem demonstrar vulnerabilidade emocional em algumas situações. Se você é homem ou mulher de Deus e passa por isso, creio que irá se identificar com esse personagem bíblico.
Elias era um homem de Deus, mas como tal não era um super-herói dos céus, teve seus momentos de ansiedade, medo e angústia. Uma passagem bem interessante sobre o Elias melancólico se encontra em I Reis 19, quando ele foge de Jezreel para Berseba, a fim de se livrar das ameaças de morte da terrível Jezabel.
Depois de se mostrar uma fortaleza, derrotando os 450 profetas de Baal, ele demonstra profunda fraqueza e desfalecimento ao tentar fugir para uma cidade a 160 km de distancia de onde estava. Ali ele se despede do seu companheiro, ou seja, ele preferiu ficar só, sem ajuda de amigos. Nem os amigos poderiam salvá-lo, estava exausto. Poderia na verdade estar buscando descanso em Deus, assim como o apóstolo Paulo, que em um momento precisou meditar a sós com o Pai, sem consultar a homens( Gálatas 1:17-18).
Mas ele caminha sozinho, resolve entrar no deserto, só, triste, cabisbaixo. Uma coisa é Deus te levar para o deserto para tratamento e correção, outra é você ir com suas próprias pernas. É só desolação e a tendência é ir afundando cada vez mais.Elias agora senta à sombra de uma árvore e de tanta angústia pede a morte. O estágio de depressão e sentimento de derrota era muito latente no coração de Elias, a ponto de achar que apesar de tudo que Deus fez através dele era um fracassado! Todos os seus planos, seu chamado, suas convicções estavam em cheque naquela hora, se sentia deprimido e com um trabalho desonroso, pois nunca chegaria a perfeição, não conseguiria terminar os planos de Deus. Elias se cobra e se fecha.
Porem o Senhor mesmo vendo tal estado de seu profeta não o abandonou, continuava a confiar nele e chega através de um anjo para consolá-lo. A mensagem era clara: Levanta-te e come. Elias precisava ter uma atitude própria, se levantar, mas Deus daria o que o deixaria forte e pronto para sua próxima missão, o pão seria dado por Deus. É como se dissesse pra ele, “você é fraco, mas eu te sustento”, você é forte em mim e eu ainda acredito em você”. Ele comeu e bebeu do manancial de águas vivas, recebeu de Deus, mas ainda estava fraco e voltou a dormir. Novamente o anjo lhe tocou mas agora com uma nova mensagem, Elias tinha de novo uma missão a cumprir mas que para tal percorreria um longo caminho, os planos de Deus pra ele ainda não tinham findado. Precisava se alimentar do pão, precisa beber da água da vida, pois o caminho seria difícil. Com a força renovada ele andou mais 300 km até o monte Horebe, onde Deus iria falar com ele, onde Deus trataria com ele, resolveria seus conflitos e lhe daria novamente a direção. Ele sabia que lá estava sua benção, lá no monte de Deus iria encontrar descanso e resposta, então, subiu e subiu, até o alto lugar. O monte Horebe é o mesmo monte onde Deus deu a Moises os Dez Mandamentos.
Mas antes disso, Elias ainda resolve se esconder de Deus. Deus envia seu anjo, dá direção a um Elias sem rumo, renova suas forças, mas ele ainda tenta se esconder. Elias estava de birra com Deus, não queria ver ninguém, queria se anular, não queria mais esse papel que Deus dera a ele. A caverna foi o lugar encontrado pra isso. Deus o chama pelo nome e pergunta o por quê daquilo, Ele queria saber porque Elias ainda estava ali, se sua missão era longe dali.Elias estava fora dos planos de Deus e o Pai o queria de novo no caminho sonhado. A caverna não era o lugar de Elias, a luz não pode se esconder, não foi feita para ficar embaixo de uma construção rochosa, no meio do nada, mas para sair pro mundo e iluminar os espaços abertos. Elias expõem seus argumentos, suas neuras, suas angustias, mas Deus dá a solução: Saia da caverna, eu ainda te quero pra mim. Assim como aconteceu com Moises, no mesmo monte, Deus passou adiante de Elias e com voz mansa deu sua determinação. Elias não poderia contemplar tal gloria e escondeu seu rosto. Novamente, numa tentativa de fazer Deus desistir dele, expõem seus sentimentos de derrota, diz que ficou só e nenhum profeta ficou para ajudá-lo. O Pai dá apenas uma palavra, nenhuma desculpa, nada de respostas, apenas uma palavra que mudará o rumo de Elias. Agora era Deus quem mandava Elias voltar pelo deserto de Damasco, lá ele cumpriria a grande missão final de Deus pra sua vida, missão essa que daria um fim a muitos de seus questionamentos e anseios. Ele seria o responsável por ungir aqueles que fariam justiça a Israel e aquele que seria seu substituto direto diante de Deus.Isso seria uma grande gloria, Elias seria o responsável para que obra de Deus continuasse depois de sua morte, pois ela não pode parar!
Deus mostra o seu amor pelos seus servos mesmo quando concede a eles uma missão que aparentemente é impossível de ser executada, mesmo com todas as necessidades e dificuldades. No maior vale da vida de Elias, a mão de Deus estava lá, para animá-lo, encorajá-lo, para dar do seu alimento tanto físico quanto espiritual. Deus não abriu mão do seu servo, ao contrario, ainda o incumbiu de uma ultima grande tarefa.
È assim que Deus faz, ele retira do nosso coração as nossas crises e ali, naquele espaço, preenche com renovo nos dando nova missão. Ele não nos promete vida fácil e tarefas fáceis, mas nos promete consolo e força nele. E ele nos promete anjos... Quando se sentir só na jornada, se sentir responsabilizado demais, quando sentir acuado pela pressão das pessoas que talvez nem te vejam como ser humano, busque apoio em Deus, mas peça que Ele também te envie amigos, anjos de carne e osso que vão te ouvir como gente. Não se tranque na sua caverna, não vá para a caverna do medo e da incerteza, nem vá para o deserto da solidão e da pena de si mesmo. Talvez você se sinta como Elias, sozinho num mundo corrompido carregando nas costas uma missão impossível. Talvez por isso você se veja como ET, ou menos gente. Mas é com gente que Deus conta. Gente que chora, que ri, que se emociona, que tem momentos de fragilidade e precisa de renovo a cada dia, mas sabe onde encontrá-lo. Você e eu somos pessoas especiais porque simplesmente através do Espírito Santo somos usados por Deus. Lembre-se de que nestes momentos Deus, que vê tudo, não te abandona, mas te deixa essa mensagem: Levanta-te e coma, pois o caminho que percorrerás ainda é longo...

Deus abençoe a todos!

Daniele Meireles

0 comentários:

Postar um comentário

Abelhudos