Flordeli$ e o Marketing religioso-assistencialista?


Artistas globais tomam o púlpito em um das "cruzadas evangelísticas - Vergonha!
Conheci o ministério Flordelis pelo lado do bem. Me contaram que era uma boa moça, pobre, que por ato de caridade acolheu em sua humilde casa mais de 30 crianças, todas hoje consideradas seus filhos. Hoje, ela é a figura mais comentada no meio dito evangelico por conta de um filme autobiográfico que será lançado amanhã nos cinemas. Já tenho ouvido burbúrios daquelas coisas do tipo estratégia para evangelizar celebridades e o povão em geral. Será?

A industria cinematografica brasileira sempre priorizou o que comove, choca, ou mostra a realidade nua e crua, mesmo que essa nudez seja maquiada por sensacionalismo grotesco baseado camuflado de politicagem as avessas,  como o Tropa de Elite. Constata-se com filmes como Central do Brasil, cidade de Deus e etc, os de maiores bilheterias, que o apelo emocional e voltada a realidade do chamado verdadeiro Brasil, da pobreza e ausencia de justiça, vendem muito.

A história da Flordelis não poderia ter enredo melhor. Todo mundo já está sabendo a missionária tem altos contatos na esfera política e artística, recebe doações do IC, e uma ONG de ajuda à crianças. Muitas pessoas do meio evangélico já estão dando "raleluias" porque é o primeiro filme-testemunho a ser lançado no meio secular e vem nisso a mão de Deus. Gostaria muito de ser assim, tão inocente. Desculpe minha visão talvez pessimista da causa, mas uma empreitada onde se unem Globo e Mk publicitá, duas companhias que não metem o bedelho onde não possam tirar alguns milhões, não dá para se ter muita expectativas boas. E tb o papo de que Deus usa os impios para alcançar os escolhidos...sei lá. Pra mim foi somente unir o util ao agradável e todo mundo fica feliz, com dinheiro em caixa. Nao se esqueçam tb que o marido-pastor-da-flor-de-lis tb é marketeiro e então entende do lance. A Marina que deve estar feliz, pois dizem por ai que seu grande sonho sempre foi  "estreitar" os laços de amizade com toda poderosa rede de TV.

Eu estive em cultos da Flordelis aqui em minha cidade, a cidade do fogo, fiquei transtornada e confesso que não gostei de nada do que vi. É uma espécie de showmicio do show business evangelico e assistencialista. Os cantores gospéis, os artistas globais se aglomerando no meio de uma multidão sedenta por ver celebrity's faces. Nao consegui nem ouvir a mensagem, o pregador era um dos famosos do pentecostalismo, que mais parecia um animador de auditório incitando suas colegas de trabalho a darem gritinhos a cada frase que falava. Abominável. Tremendo marketing vestido de cristianismo, onde o culto era apena o plano de marketing, até porque a cruzada era gratuita, mas os produtos rolavam era lá fora, nas tendas...Bem, se em um culto era assim, porque pensar que seus intere$$es cinematográficos são apenas evangelísticos? E cá para nós, ninguem se converte vendo filme de madre teresa de calcutá, gandhi ou betinho!

Somente pela palavra!

0 comentários:

Postar um comentário

Abelhudos