Os sem igreja com orgulho



Entrevista do sem igreja famoso Danilo Gentili, que quase "virou" pastor

O grande boom de crescimento das igrejas consideradas nominalmente de evangélicas, começou a ocorrer a partir da década de 90, com a implantação do modelo-salvador G 12  e outros importados. Se atentarmos para tudo o que aconteceu podemos resumir em um quadro como: igrejas lotadas, ministérios de louvor pipocando aquio e acolá, rede de jovens querendo "mais de Deus", congressos de avivamentos, vigílias de oração ( ou adoração?) etc. 

Lembro-me quando criança, os então jovens e adolescentes da igreja em que frequento empolgados com a então "famosa" vigília do Bento Ribeito, que era até uma reunião que primava pela oração, mas infelizmente, como quase todos os grandes eventos foi perdendo o fio da meada e deteriorando sua missão.  
Hoje podemos ver ainda o reflexo desses grandes movimentos do passado mas com algumas diferenças gritantes:
- as cruzadas evangelísticas foram substituídas por shows de empresa de comunicação gospel
- os congressos teológicos da maioria das igrejas, agora ultrapassados e cansativos demais para uma geração do aqui e agora, cedem espaço a congressos de unção e poder NOW e outras papagaiadas mais. 
- as igrejas que se enchiam para ouvir um sermão, agora só enche se tiver o cantor do momento...

Mas creio que isso também vem passando e afunilando-se para um outro tipo de mover:
Dos que entram e saem das igrejas e uma velocidade record.Um dia você conversa com o membro dessa tal igreja de poder e unção e revelação, e ele conta a "obra" que Deus tem operado "naquele lugar", bem no clichê evangeliquês. Outro momento, você encontra o mesmo sujeito que lhe diz fazer parte de um outro ministério "muito abençoado", parecendo soar que este é + que aquele. 
Bem, nesse vai e vem de membresia, uns apenas querem se aventurar por novidades e o que faz bem no momento, o que é cômodo. Esses eu não me preocuparia por ser tratar, talvez, de gente não regenerada ainda. 

Mas há um outro grupo de pessoas que saem, para nunca mais voltar, de tão decepcionados com as engrenagens da instituição, com tantas falhas, que o impedem até de ter a verdadeira comunhão do corpo e de exercer o dom que tem. Conheço muitos casos assim, confesso que por vezes até concordo com eles, porque como estar numa igreja que você não sente que é, nem igreja, nem corpo? Alguns politicamente corretos e presos de alguma forma a ter que fazer parte de uma instituição pensarão que independente da situação o membro tem que estar em algum lugar, não pode estar na rua, não poder estar no "mundo". Também concordo, até porque o santo não vai voltar para bagaceira nem tão pouco ficará contente por estar longe do corpo. Mas digo isso com relação a verdadeira igreja, aquela invisível que será levado aos céus. Essa sim ele sentirá falta. 

Nesse vídeo, o comediante Danilo Gentili, esse mesmo do CQC, um ex-crente ( ou um ex-membro de igreja?)  fala, um pouco incomodado, da época que "frequentava" a instituição e quase virou pastor. Algumas pessoas confirmam isso, dizendo que pregava em muitos lugares e era líder de jovens.  O interessante é que ele se diz "enjoado de igreja, por enquanto" - enfatiza.  
Se ele faz fazer parte do segundo grupo mencionado, os do que estão decepcionados, só Deus sabe. O que podemos esperar, e é o que ele diz, que sua fé não seja perdida, nem suas convicções de moral, porque de nada adiantaria criticar os Hernandes com tanta veemêncio como tanto faz. Mas creio no trabalho do Espírito Santo, e se voltar será muito bom, porque suas mensagens seriam altamente argumentativas.... e apologéticas! 
O seu perfil do orkut, antes da fama mostra isso, era fã da comunidade Perguntas Cristãs Complicadass. 
                     





0 comentários:

Postar um comentário

Abelhudos